Fiz até um artigo, que tem como tema "A influência da moda na afirmação da identidade do idoso." Confesso que gostei muito de pesquisar e saber mais sobre como essas pessoas mais velhas pensam a moda e o que a moda tem a oferecer pra elas.
Na maioria das vezes, as roupas produzidas para os idosos são de modelagens que não valorizam o corpo, sempre em cores discretas e despretenciosas, mas isso está mudando, assim como o modo de envelhecer.
Existem diversos fatores que influênciam a pessoa idosa na afirmação da identidade, tanto psicologicos, como sociais e físicos, o modo como ela vê o próprio corpo, a modificação desse corpo, como ele lida com isso perante a sociedade, o que o mercado de moda tem pra oferecer pra essas pessoas que têm uma visão de vida diferente, mais experiente.
Pesquisando sobre o assunto também achei o Advanced Style um blog que valoriza a velhice e mostra as pessas mais velhas como criadoras de tendências e de um estilo lindo de ver!!!
"Tendo em vista que o idoso é um dos maiores e mais fiéis consumidores da contemporaneidade, devido a sua certa “estabilidade” econômica e sendo a moda uma incitadora de inovações e adaptações, é mais do que urgente que se direcione a este nicho de consumidor para que as empresas não percam consumidores que daqui a pouco tempo serão a maioria.
É de grande importância desenvolver produtos onde a idoso expresse uma imagem positiva, saudável e sensual, pois o mundo está se
encaminhando para este novo universo.
O idoso deste século será um dos pivôs da organização das sociedades e dos mercados, ele exigirá mais autonomia, serviços especializadas, ser tratado como cliente e não como doente, não aceitará viver no ostracismo ou ser objeto de rejeição ou desprezo e não abrirá o direito de se sentir atraente.
Provavelmente, daqui há alguns anos, a população idosa será o centro dasatenções nos campos políticos, sociais e econômicos, transformando-se na maior força econômica do mercado consumidor.
Atualmente existe uma enorme defasagem de produtos e serviços especializados que atendem efetivamente o consumidor idoso. Principalmente no ramo da moda há ainda muito que fazer, raramente encontra-se lojas especializadas destinadas a este público específico, assim como apelo de consumo. No sentido mais amplo a moda não se restringe a convenções e abrange tudo o que passe pelo conceito de beleza, forma e atitude, sendo assim, essa moda também não pode se restringir à idade, o indivíduo idoso não pode ser privado do que se vê nas passarelas, pois também consome moda, e é para este consumidor que o mercado precisa olhar com mais atenção se deseja ser mais abrangente e menos preconceituoso.
Fazer moda para pessoas idosas não significa renegá-las a um padrão estético preconceituoso com roupas pesadas, sem estilo ou “recatadas demais”, como em qualquer idade há pessoas com gostos distintos, umas preferindo um decote ou uma saia mais curta, outras estampas e cores mais fortes, algumas fiéis a padronagens e estilos clássicos, outras cheias de ousadia e personalidade, mesmo quando envelhecemos mantemos nosso gosto pessoal, e isto precisa ser respeitado.
Quem faz moda precisa estar atento a alguns detalhes que são importantes para este consumidor, estar informado das tendências de moda do produto, comportamentais e de consumo, deve estar atento a esta realidade e desenvolver produtos para este novo segmento de mercado, que sejam usáveis, respeitando a ergonomia do idoso; e desejáveis, a fim de estimular o consumo. O que não se pode é taxá-lo como um consumidor menos importante, ou que não tenha desejo por moda, pois quem apostar neste nicho de mercado terá grandes chances de conquistar uma clientela fiel."
E aqui algumas fotos dos lindos do Advanced Style
Me apaixonei por essa mulher
Super indico Advanced Style, lá você vai encontrar vídeos como esse desses idosos lindos e estilosos falando como eles se sentem em relação a moda. ;)
Lê ♥
seremos assim entñao hum?
ResponderExcluirbj